quarta-feira, 6 de novembro de 2013

mãe, a escolha é sua...

...e ocasionalmente do pai! rsrsrs

A maternidade é uma coisa linda, poética, surreal, realizadora, maravilhosa, perfeita e tensa! Yes: TEN-SA!

São muitas decisões a tomar em meio a inúmeras opções, conselhos, pitacos. Há muitas divergências em relação a tudo que diz respeito a criação dos filhos. Muitas opiniões opostas até mesmo por parte dos médicos, uma coisa enlouquecedora!

Sabemos que mãe e culpa são praticamente sinônimos e que nunca estaremos totalmente satisfeitas com quem somos para nossos filhos. Há sempre uma pulguinha, pequena que seja, atrás da orelha quando tomamos decisões, principalmente em relação a assuntos polêmicos!

Parto, amamentação, uso de bicos artificiais, autonomia dos filhos, palmada, castigo, alimentação, uso de equipamentos eletrônicos, cólica. Esses são os assuntos mais polêmicos pra mim, que me lembre agora. Ah! E sapatos! Usar ou não sapatos no bebê, eis a questão!

Como faço minhas escolhas? Leio, pesquiso, observo! O que dá certo pra mim e pros meninos (e pro pai, né), o que me convence, aplico. Faço o teste e vou me aprimorando, com direito a errar mil vezes e consertar mil e uma.

O segredo é enfrentar os riscos, assumir a responsabilidade, coisa que  mete medo!

Temos que aprender a fazer de conta que estamos ouvindo e outras vezes a ouvir de verdade. Mudar quando for preciso, dar o braço a torcer. Pesquisar as opiniões diferentes, conferir se o que aquela senhorinha na rua disse é mesmo ultrapassado...

Temos receio de errar demais e não ter tempo de consertar, já que os filhos estão crescendo e crescendo e crescendo.  ficamos apreensivas por não poder voltar atrás e não ter a quem culpar. E nem sempre a culpa é nossa (ou de alguém), nem sempre saberemos escolher, nem sempre estaremos preparadas. Mas nunca deixamos de amar e querer ser a melhor!

constatação: Não existe a melhor mãe do mundo (só a minha), existe a melhor mãe que cada uma pode ser!



Nenhum comentário:

Postar um comentário