quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

mãe de segunda viagem

Ser mãe é bom. É cansativo, trabalhoso, mas é bom. É divertido, eu acho. É desafiante.

Em 2009 engravidei de Benício. Eu tinha 21 anos e fiquei surpresa e feliz, muito feliz. Não fiquei nervosa, não tive medo, só curiosidade. Não pensei em como a vida iria mudar e se tornar imprevisível. 

Perguntaram se foi planejado. Não, mas também não foi prevenido. 

Perdi cadeiras na universidade (dormir quando grávida é muuuito bom), não me arrependo, nem acho que deixei de aproveitar nada, do mesmo jeito que não perdi de aproveitar a vida quando casei aos 19. Foi meio sem juízo, mas deu certo! Vai tudo bem...

E ai, do mesmo jeito não planejado e não prevenido veio essa segunda gravidez. A tempos eu pensava em engravidar numa data próxima a que aconteceu, mas meio que eu tinha desistido. Trabalho novo, momento novo, Benício dando seu trabalho de bebê adolescente...mas foi. E, embora eu tenha minha parcela de culpa (culpa é muito negativo), ainda acho que as coisas são do jeito que tem de ser. Depois de um leve desespero de "o que é que eu vou fazer quando a licença maternidade acabar", fiquei assim, feliz e satisfeita com minha vida, mais uma vez.

E como é estar grávida do segundo filho? Muito mais assustador do que da primeira vez! Eu sei que cada mãe é diferente, mas a maioria das que tem mais de um filho, com quem conversei, concordou: da primeira vez foi bem mais fácil.

Aqui não tinha bagunça de Benício pra arrumar de meia em meia hora, não tinha trabalho fora de casa, tinha cochilos na hora que quisesse. Ai, como ando cansada, e não posso descansar. Mesmo com toda a ajuda do maridão (e olhe que é um  tesouro, que ajuda mesmo).

No primeiro filho teve todo aquele romantismo...quero berço, cômoda, guarda roupa, banheira com trocador, carrinho, cercado, kit de berço temático, potinhos e organizadores, até mamadeiras, onde já se viu, pra que mesmo mamadeiras???? Toda a parafernalha possível, tudo lindo. Eu quis tudo, não me arrependo, se você vai ter seu primeiro filho tenha tudo que quiser e puder, mas saiba que pode não precisar da metade! Agora quero tudo lindo de novo, mas sem exageros.

E o vinculo. Parece que quando você descobre que está grávida pela primeira vez o vínculo é automático.É um tal de alisar barriga, passar mil cremes cheirosinhos, comprar uma blusinha por semana. Tínhamos música especial pra cantar pro bebê, lia pra ele, conversava tanto. Até agora com 15 semanas não consegui fazer nem a metade. Também andei investigando e parece que não é ruindade da minha parte, muitas mamães passam por essa dificuldade no segundo filho, tô tentando estabelecer esse vínculo, mas sem me culpar ou preocupar, sei que na hora certa isso vai acontecer e também sei que isso não quer dizer menos amor, é só diferente.

Estar grávida do segundo filho é bom. É mais cansativo, muito mais trabalhoso, mas é bom! 

Laís Dias

2 comentários:

  1. Lindo, Laís!
    Cada vez me dá mais vontade de me tornar mãe...
    Concordo com vc em vários trechos e a admiro. Tenho fé que é tudo da vontade de Deus e seu segundo filho trará ainda mais bênçãos para sua casa!
    Que Deus continue os abençoando!
    Vou me mantendo leitora, viu?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, Priscila. Fiquei tão feliz com suas palavras! Sou uma admiradora sua, viu?! Deus te abençoe

      Excluir